Responsabilidade Ambiental

O Sindilojas Gravataí, atento às questões ambientais e à importância da contribuição das empresas do comércio de bens e serviços em ações de conscientização, em relação à sustentabilidade e responsabilidade social, apoia projetos e instituições que possuem valores condizentes com os princípios e valores da entidade. Para reforçar a atuação na área socioambiental, desde 2007, o Sindilojas Gravataí mantém o Projeto Amigos do Planeta, que ajuda as empresas associadas a também cuidarem melhor do mundo que compartilhamos. Conheça algumas ações desenvolvidas:

Descarte de óleo

Para evitar que um resíduo comum a todas as residências, bares e restaurantes seja despejado no meio-ambiente, o Sindilojas Gravataí promove o recebimento de óleo de cozinha usado. O material coletado é encaminhado para reciclagem através da parceria que a entidade mantém com a Ecológica, empresa especializada no ramo. Este serviço é aberto a associados e toda a comunidade, sem nenhum custo. Para descartar no Sindilojas, basta colocar em uma garrafa pet limpa e com tampa.

Descarte de Lâmpadas

O Sindilojas Gravataí também coleta lâmpadas fluorescentes queimadas das empresas associadas, em parceria com a Recilux. O limite é de 10 lâmpadas por empresa – acima disso, o custo é de R$ 0,89 por unidade. As lâmpadas inteiras, devem ser embaladas em fardos que permitam visualizar as pontas para facilitar a contagem, identificados com o nome da empresa.

Descarte de Eletroeletrônicos, Pilhas e Bateriais

Eletroeletrônicos em desuso estão tendo a destinação correta através de uma parceria que o Sindilojas Gravataí mantém com a Trade Recycle, empresa especializada neste serviço. A entidade recebe este tipo de sucata de toda a comunidade sem nenhum custo.

Em parceria com a Descarte Certo Sul o Sindilojas Gravataí também adicionou mais esta ação ambiental ao Projeto Amigos do Planeta. O descarte de pilhas e baterias, com o objetivo de preservar o meio ambiente e colaborar de maneira efetiva com os Ecossistemas.

Dia da Mudança

O Sindilojas Gravataí acredita na força dos gestos simples, como forma de preservar o meio ambiente. Por isso criou o Dia da Mudança, realizado sempre no primeiro dia útil de cada mês. A iniciativa distribui mudas de plantas diversas ao público atendido na data, em sua sede e nas subsedes da Morada do Vale, em Gravataí, e da cidade de Glorinha. Quem adota uma muda, deixa um cadastro que permite o acompanhamento futuro do desenvolvimento da mesma.